sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Grijó de Parada

O Bruno Grilo esteve em Grijó de Parada e, como ele escreve no mail "acabou de aterrar" em Lisboa. Já estava afeito à aldeia, diziam-lhe os vizinhos. Ali esteve, ao longo das férias do Natal, a estudar a festa de Santo Estêvão, pautada por uma distribuição alimentar alargada. O tempo esteve frio. Aqui seguem as fotos que enviou e as respectivas legendas, também suas.

Imagem da aldeia com neve


Fotografia dos posters presentes num dos 3 cafés. A aldeia de Babe, representada por via da publicidade à festa dos rapazes.



Matança de porco, realizada na manhã do dia 25, sendo o almoço de Natal e de matança. Os convidados foram os vizinhos (e amigos) mais proximos, juntamente com a familia nuclear.



A mesa de Santo Estevão, à qual os habitantes iam buscar a sua 'prestação alimentar'. Por pessoa: 4 sardinhas, um prato de mamotas [castanhas cozidas], um prato de tremoços e uma carola de pão. Além desta "mesa" houve sardinhas assadas oferecidas à população.



Grupo de músicos no dia do convite. Ao longe, dois grupos, um de
fotógrafos/turistas e o as suas esposas, ambos espanhóis.

2 comentários:

  1. tao bom encontrar neste cantinho da internet notiias da longiqua terra natal.
    um muito obrigado a quem se dedicou ao estudo e parabens pela prestaçao do mesmo!

    ResponderEliminar
  2. nesta aldeia acaba a estrada. Não sendo transmontana, muito de mim lá ficou. não será fácil voltar a pisar aquele solo.Sem querermos vibramos sempre que os nossos olhos deparam com qualquer coisa com ela relacionada.Dela guardo momentos bons e menos bons Hoje tudo seria diferente, mas lá que sinto batimentos cardíacos mais acelerados é verdade Até tenho saudades!

    ResponderEliminar