quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Visionamento de filmes no Anime

No próximo dia 4 de Dezembro às 9h30, com a colaboração da Cinemateca Museu do Cinema - a quem devo igualmente a cedência das imagens que ilustram este post - assistiremos à projecção de 3 filmes, nas instalações do Anime, perto de Bucelas. Assim, veremos Festa, trabalho e pão em Grijó de Parada, de Manuel Costa e Silva, uma obra de 1973 precursora de outros olhares sobre Trás-os-Montes. Percorremos com ele a vida anual duma aldeia do concelho de Bragança em que um dos nossos grupos permanecerá em Dezembro próximo, culminando nas festas de Santo Estêvão. O esforço humano, nas segadas e nas debulhas do cereal que culminam os ritmos anuais da produção, fica patente na emulação do trabalho e na conjugação inevitável de esforços, expressa nos gestos dos homens que malham o cereal na eira, filmados a preto e branco. A aldeia ilumina-se e o filme ganha cor com a festa de Santo Estêvão em 26 de Dezembro, com os mascarados, as galhofas e as distribuições alimentares generalizadas a conferirem um ritmo denso, acelerado.



Em Máscaras, de Noémia Delgado, a realizadora filma várias das festas do ciclo de Inverno, que passou a conhecer através da obra de Benjamim Pereira Máscaras Portuguesas que saíra em 1973. Em imagens belíssimas, captadas num período particularmente marcado pela busca do «popular», a seguir à queda da ditadura, mostra-nos um conjunto de cerimónias de Inverno nos concelhos de Bragança, Vinhais, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro e Mogadouro, algumas das quais revisitadas por nós este ano.



Finalmente, somos brindados com um filme pouco conhecido e mais antigo que os anteriores, que nos foi sugerido pela Cinemateca. Trata-se de Imagens de Portugal 266 , um pequeno filme de 1963 sobre a festa de Torre D. Chama.

2 comentários:

  1. Será que é possível, de alguma forma, adquirir esses filmes em formato digital?
    Luis

    ResponderEliminar
  2. Luís, bem gostaria que fosse possível. O IELT, de que faço parte, gostaria mesmo de ser parceiro da Cinemateca nesse processo, mas não temos recebido resposta. Foi magnífico que nos tivessem permitido o visionamento dos filmes, apesar do Anime ser num local de difícil acesso, mas seria melhor poder dispor deles para um trabalho - e uma fruição - mais frequente.

    ResponderEliminar